Beleza na Agenda

Blog
Beleza na Agenda

Dicas de Gestão
para Salões de Beleza e Centros Estéticos

Como contratar bons profissionais para salão de beleza?

Como contratar bons profissionais para salão de beleza?

Encontrar bons profissionais para salão de beleza não é uma tarefa simples, já que além do talento e técnica, o perfil dos candidatos também deve ser considerado para que você possa fazer a melhor escolha. Confira algumas dicas para contratar (e manter) os melhores profissionais.


Salões de beleza, spas e centros de estética costumam sofrer com a alta rotatividade de funcionários e a baixa qualidade da mão de obra disponível no mercado. Por conta disso, muitos gestores e proprietários de salão acabam sobrecarregados, acumulando muitas funções para garantir que o negócio caminhe como o esperado.

O segredo do sucesso do seu salão é contratar e manter bons profissionais. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente o perfil do profissional que você procura.

Descobrindo o que (e quem) você quer encontrar para formar sua equipe, a busca por profissionais para salão de beleza se torna mais fácil, já que você ganha tempo e agilidade descartando o que não interessa no momento.

.

Onde procurar profissionais para salão de beleza?

.

Onde procurar profissionais para salão de beleza?

.

Após definir o perfil do candidato ideal, a busca por profissionais para salão de beleza pode acontecer de diferentes formas. Por exemplo:

.

1. Indicações de amigos, clientes ou de membros da sua própria equipe

Outros funcionários, clientes e até amigos podem indicar bons profissionais para sua equipe. Normalmente, as pessoas indicadas tendem a ser realmente boas, pois ninguém indicaria alguém em quem não confia. E o indicado também não quer decepcionar os amigos. Entretanto, tome cuidado: evite contratar alguém que seja difícil demitir, como parentes, namorado, etc.

.

2. Cursos especializados tem grande cadastro de profissionais

Entre em contato e faça uma visita aos melhores cursos profissionalizantes da sua região, já que estes costumam ter um cadastro organizado de profissionais formados e capacitados em diferentes tipos de serviços. Procure o coordenador ou os professores e peça indicações. Outra opção é colocar, na instituição de ensino escolhida, um cartaz com as vagas disponíveis no seu salão e aguardar o contato de interessados para a entrevista.

.

3. Divulgue sua vaga na internet

Você pode anunciar a vaga em sites e redes sociais a fim de encontrar bons profissionais para salão de beleza. Entretanto, se for utilizar alguma espécie de anúncio pago no Facebook por exemplo, tenha certeza de que o mesmo apareça apenas na sua região. Assim, você evita gastos desnecessários, pois a quantia a ser paga geralmente é compatível com os cliques no anúncio, ou seja, cliques de pessoas de outras regiões não resolveriam seu problema e ainda aumentariam os custos.

 

Como escolher o melhor profissional para o seu salão de beleza

.

como escolher o melhor profissional para seu salão de beleza

.

Assim que receber o contato de todos os profissionais para salão de beleza interessados, selecione alguns candidatos que pareçam se encaixar na vaga e no perfil que você deseja. Nesta fase, é comum utilizar os seguinte métodos:

  1. Competência técnica: verifique os cursos realizados pelo candidato, sua experiência profissional e quais são suas especialidades. Você poderá solicitar o Currículo e até certificados de conclusão de cursos;
  2. Referências: peça referências de antigos empregadores e ligue para se informar um pouco mais, fazendo perguntas estritamente profissionais, como pontos fortes e fracos do candidato;
  3. Faça um teste: peça ao candidato para executar algum trabalho, como fazer um corte, por exemplo. Enquanto isso, você observa suas habilidades, o tratamento dos clientes e como organiza suas ferramentas de trabalho;
  4. Entrevista com candidatos: prepare de antemão uma pequena lista de perguntas e curiosidades que tenha interesse, como por exemplo:

– Seus pontos fortes e pontos fracos;

– Por que escolheu a profissão, o que mais gosta (e menos gosta) nas atividades?

– Quais são seus objetivos na carreira a curto e longo prazo?

– O que considera mais importante como profissional da área?

.

Como manter bons profissionais em seu salão de beleza

.

Como manter bons profissionais em seu salão de beleza

 

Encontrou um profissional para salão de beleza que era tudo o que você precisava? Ótimo! Então agora é a hora de ser claro e objetivo, informando ao candidato aprovado aquilo que você espera dele, quais serão suas responsabilidades, as regras da empresa e os detalhes sobre a contratação e remuneração pelos serviços prestados.

Depois de montar seu time, faça o possível para mante-los na equipe e não ser preciso sair novamente em busca de novos profissionais. Afinal, é comum que os melhores funcionários estejam sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento, o que não é um erro.

Veja algumas estratégias usadas por salões de beleza experientes a fim de manter seus profissionais por mais tempo na equipe:

  • Registrar em carteira;
  • Pagar em dia (e acima da média do mercado ou concorrência);
  • Benefícios como assistência médica e cesta básica;
  • Treinamentos constantes;
  • Programas de reconhecimento e premiações;

Como você sabe, a mão de obra qualificada e motivada é um grande diferencial das empresas de sucesso. Com base nestas dicas simples, você conseguirá oferecer serviços de qualidade a seus clientes, aumentar o movimento do seu salão e ainda garantir muitos anos de mercado.

.

E então, você está em busca de novos profissionais para seu salão de beleza ou sua equipe está completa e motivada? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

 

 

 

Deixe um comentário